Tá calor? Veja 10 dicas para a pilotar no verão

Eduardo Dudu, representante da TEXX no Motocross nordestino. Créditos: Divulgação/TEXX.
Publicidade

Verão é sinônimo de clima agradável para pilotar e se divertir durante o final de semana. Isso porque a alta temperatura eleva a produção de serotonina (neurotransmissor do humor), que melhora o bem-estar e aumenta a energia. Mas não adianta subir na moto e sair pilotando por aí sem ter cuidado algum. O clima quente e úmido também pode gerar problemas de saúde, como desidratação, queda de pressão, tonturas, dores de cabeça, etc. Evite essas situações seguindo algumas dicas dadas por especialistas.

10 dicas para pilotar no verão

  • Use roupas mais leves e com boa ventilação, que não impeçam a evaporação do suor. Existem alguns tipos de jaquetas e outras peças de verão disponíveis em lojas especializadas na área.
  • Treine em horários com temperaturas mais amenas (início e fim do dia).
  • Use óculos com lentes adequadas devido à maior exposição ao sol. Isso também garante sua segurança, pois os raios solares podem atrapalhar a sua visão em alguns pontos da pista.
  • Os cuidados com a manutenção da moto são os mesmos. Só é preciso ter bastante cuidado para não deixar o calor afetar o motor e deixá-lo ferver.
  • Hidrate-se rigorosamente nos dias mais quentes. Beba muito líquido (água mineral gelada, suco natural e bebidas isotônicas) para se manter refrescado.
  • O capacete articulado ajuda neste caso, porque permite elevar o conjunto entre a queixeira e a viseira.
  • Consuma alimentos mais leves. Uma boa ideia é consumir de três a cinco porções de frutas por dia para compensar as perdas de água e sais minerais pelo suor. Alguns exemplos são melancia, laranja, abacaxi, mamão e melão.
  • A quantidade de protetor solar indicada para o uso é de 1 col. (chá) do produto para cada uma das áreas do corpo: rosto, pescoço e cabeça (quando necessário), parte da frente do tronco, costas e ombros, braços (uma colher para cada braço), parte da frente das pernas (uma colher para cada) e parte de trás da pernas (uma colher para cada).
  • Botas de cano curto protegem os pés e reduzem a sensação de quentura nas pernas.
  • Respeite os limites do corpo e faça pausas para descansar. Isso é fundamental!

Fontes: Wellington S. Santos, especialista da TEXX (marca de acessórios e equipamentos de segurança da LAQUILA), de Rosana Perim, gerente de nutrição do Hospital do Coração e Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Leia também: